Acompanhamento psicológico: casais com dificuldades para engravidar devem procurar

O acompanhamento psicológico deve fazer parte do tratamento para casais com dificuldades para engravidar.

O acompanhamento psicológico pode ser determinante para casais que estão tentando engravidar sem sucesso. Cobranças sociais e tratamentos invasivos podem levar a depressão, e acabar separando o casal.

UM PROBLEMA MUITO COMUM

Por mais que os casais que estão enfrentando dificuldades para engravidar se sintam sozinhos e muitas vezes culpados, problemas de fertilidade são muito comuns.

De acordo com pesquisas, apenas 30% dos casais em idade reprodutiva conseguem engravidar de maneira natural.

QUANDO PROCURAR ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO?

Considera-se que um casal está enfrentando dificuldades para engravidar após um ano de tentativas frustradas, sem utilização de nenhum método contraceptivo.

Geralmente, um pouco antes desse período, começam as pressões sociais, os problemas entre o casal, e a busca por isolamento

Crises de ansiedade podem abalar o relacionamento do casal, que já não consegue mais conviver com amigos e familiares que têm filhos pequenos ou que estão esperando um bebê. 

A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO

Quando a pressão e as crises de ansiedade chegam a determinado ponto, desencadeando inclusive depressão no casal, fica cada vez mais difícil uma gravidez espontânea.

É nessa hora que o casal deve procurar o acompanhamento psicológico. Com a ajuda de especialistas, é possível encontrar motivação para a busca pelo tratamento mais indicado, de acordo com as particularidades de cada pessoa.

As possibilidades de tratamento para fertilidade hoje são inúmeras, e as taxas de sucesso nos casos de reprodução assistida são cada vez maiores e mais acessíveis.

Clique aqui e confira uma entrevista com a psicóloga Márcia Pena, especialista em atendimento a pessoas inférteis. 

RICARDO BECK REPRODUÇÃO HUMANA

A clínica Ricardo Beck é especializada em Fertilização in vitro, Inseminação intrauterina, teste pós-coital, congelamento de óvulos e embriões, doação de óvulos, GIFT , Transferência intratubária de gametas, aspiração espermática (PESA, TESA, TESE, MESA), Punção de epidídimo – vasectomizados e Biópsia embrionária.

Conheça mais sobre a clínica e agende sua consulta!