Cigarro causa infertilidade na mulher?

Veja como o cigarro causa infertilidade na mulher.

Você sabia que o cigarro causa infertilidade na mulher?

Sim, entre os inúmeros malefícios do tabagismo à saúde, o cigarro está associado à diminuição da produção de óvulos, e prejudica inclusive as tentativas de fertilização in vitro.

Na gestação, o hábito de fumar também faz com que aumente o risco de hemorragias, infecções da pélvis e partos prematuros.

As fumantes passivas que estão tentando engravidar também podem ter a fertilização prejudicada. Já nas bebês meninas que fumam passivamente, as toxinas do cigarro podem prejudicar o sistema reprodutor desde muito cedo.

COMO O CIGARRO CAUSA INFERTILIDADE NAS MULHERES

Várias substâncias encontradas no cigarro comprometem o funcionamento dos ovários, como o cadmio, o benzopireno e a nicotina. 

Vários estudos já identificaram a presença de cotinina, que é um metabólito da nicotina, no líquido folicular das fumantes. Inclusive entre as fumantes passivas, a substância foi encontrada em menor quantidade.

O acúmulo dessas substâncias tóxicas cria um ambiente nocivo ao crescimento dos folículos, e ao amadurecimento dos oócitos.

Mulheres que fumam mais de 10 cigarros por dia, apresentam maior dificuldade para engravidar. Além disso, o tabagismo antecipa a menopausa em até 2 anos.

O cigarro também compromete a receptividade uterina, já que as substâncias tóxicas afetam o endométrio. Isso diminui as chances do embrião se desenvolver no útero, bem como aumenta as chances de abortos espontâneos.

Durante a gravidez assistida, as mulheres fumantes precisam de doses maiores de hormônio para estimulação dos ovários. Elas apresentam também níveis mais baixos de estradiol, diminuindo o número de óvulos maduros para a fecundação.

RICARDO BECK REPRODUÇÃO HUMANA

A clínica Ricardo Beck é especializada em Fertilização in vitro, Inseminação intrauterina, teste pós-coital, congelamento de óvulos e embriões, doação de óvulos, GIFT (Transferência intra tubária de gametas, aspiração espermática (PESA,TESA, TESE, MESA), Punção de epidídimo – vasectomizados e Biópsia embrionária.

Agende uma consulta!