Conheça algumas das causas de infertilidade feminina

Confira em nosso artigo alguns motivos da infertilidade feminina.

 

A infertilidade feminina é um dos tópicos mais importantes a ser investigado quando o casal está tentando engravidar e não consegue. 

 

Os problemas de fertilidade podem ter origem masculina, feminina e, às vezes, podem ocorrer em decorrência de dificuldades conjuntas do casal.

 

Problema presente na vida de muitos homens e mulheres, hoje trazemos a você alguns esclarecimentos sobre a infertilidade feminina. Vamos lá! 

Idade

A idade é, em sua grande maioria, a principal responsável pela infertilidade feminina. O fator etário influencia diretamente na qualidade e quantidade de óvulos gerados pela mulher.  Enquanto o aparelho reprodutor masculino pode produzir milhões de espermatozóides, o feminino investe sua produção em um óvulo por mês. 

 

Segundo especialistas, a idade em que a mulher está mais apta a engravidar é a de até 35 anos.

 

Problemas de ovulação

O período de ovulação da mulher é aquele em que mulheres liberam o óvulo armazenado nos ovários. O período da liberação do óvulo, quando não há gravidez, é conhecido como menstruação. Nas mulheres que apresentam período menstrual regular, a sua ovulação é regular. Entretanto, irregularidades na menstruação podem indicar que alguns problemas de ovulação podem estar aparecendo. 

 

Alguns dos problemas de ovulação mais comuns são os que ovários possuem múltiplos microcistos. Neste caso, ocasionando a doença chamada Síndrome do Ovário Policístico (SOP). Problemas como este e cistos no ovário são um dos principais que ocasionam dificuldades para engravidar. 

 

Endometriose

A endometriose é uma doença caracterizada pelo crescimento anormal do endométrio. O endométrio é o tecido que reveste a cavidade interna do útero. 

Em caso de endometriose, esse tecido, no momento da menstruação, pode atingir órgãos importantes para a reprodução, como as trompas e ovários. 

A endometriose, assim, pode causar dificuldades no transporte do óvulo fecundado e na sua fixação, trazendo problemas à mulher para segurar uma gravidez.

 

Alterações na tireóide

A glândula tireoide é responsável por muitas questões relacionadas a equilíbrio hormonal nas mulheres. Alterações na tireoide (hiper ou hipotireoidismo) também contribuem para problemas relativos à fertilidade, tendo em vista que as alterações hormonais interferem no ciclo menstrual e ovulação das mulheres. Alguns sinais de alterações na tireóide da mulher indicam: perda ou ganho de peso, fraqueza muscular, dormência nas mãos, alterações intestinais, alterações no ciclo menstrual.

 

Muitas podem ser as causas que influenciam no objetivo de engravidar das mulheres. Porém, para cada uma delas, há um motivo e uma especificidade que deve ser pesquisada e diagnosticada. Conte com a Ricardo Beck Reprodução Humana para entender os motivos da sua infertilidade e iniciar o tratamento adequado para a sua necessidade.

 

Conheça a Ricardo Beck – Reprodução Humana

Somos uma clínica especializada em Fertilização in vitro, Inseminação intrauterina, teste pós-coital, congelamento de óvulos e embriões, doação de óvulos, GIFT, transferência intratubária de gametas, aspiração espermática (PESA, TESA, TESE, MESA), punção de epidídimo – vasectomizados e biópsia embrionária. Faça uma avaliação com a gente e tire suas dúvidas! 

Conheça mais sobre nós e agende sua consulta!