Ecografia na gravidez: quantas devo fazer?

Curta a gravidez e saiba quando ver o seu bebê no exame de ecografia!

A ecografia é utilizada para estudar e avaliar o estado do feto durante a gravidez. Com esse diagnóstico, é possível registrar a frequência cardíaca e se o processo de crescimento do bebê está adequado. É possível também avaliar se é uma única gravidez ou múltiplas, entre outras informações.

É recomendável que a mãe alimente-se algum alimento rico em carboidrato antes do exame, como um chocolate, para o bebê se movimentar mais na barriga. Além disso, é indicado levar um acompanhante para dividir a ansiedade e a alegria de ver o bebê.

Quantos exames de ecografia devo fazer?

O comum é realizar pelo menos quatro ecografias: duas no primeiro trimestre e uma em cada trimestre seguinte. Nessas consultas, a mamãe irá conhecer melhor o bebê dentro da barriga e ver o rostinho do filho antes mesmo de vir ao mundo.

Ultrassom #1

Quando fazer: entre 5 e 8 semanas.

O que ele verifica: quantidade de embriões, localização da gravidez, tempo de gestação.

Ultrassom #2

Quando fazer: entre 11 e 14 semanas.

O que ele verifica: anatomia do feto, riscos de doença genética, translucência nucal.

Ultrassom #3

Quando fazer: entre 20 e 24 semanas.

O que ele verifica: o sexo do bebê com mais certeza, risco de malformação e de doença genética, condições da placenta e do líquido amniótico.

Ultrassom #4

Quando fazer: entre 28 e 32 semanas.

O que ele verifica: crescimento e peso do bebê, funcionamento e localização da placenta.

Ricardo Beck – Reprodução Humana 

A clínica Ricardo Beck é especializada em Fertilização in vitro, Inseminação intrauterina, teste pós-coital, congelamento de óvulos e embriões, doação de óvulos, GIFT, transferência intratubária de gametas, aspiração espermática (PESA, TESA, TESE, MESA), punção de epidídimo – vasectomizados e biópsia embrionária.

Clique aqui para conhecer mais sobre a clínica e agende sua consulta!