Entenda como funciona um espermograma

O espermograma é considerado o exame laboratorial mais importante para averiguar a capacidade reprodutiva dos homens. Conheça como funciona. 

Indicado para casais inférteis em suspeitas de infertilidade masculina, o espermograma, também conhecido como análise do sêmen, contagem espermática, citologia seminal ou estudo da morfologia espermática é um exame laboratorial realizado a partir de uma amostra de sêmen obtida através de masturbação do homem. 

O objetivo do espermograma é avaliar condições morfológicas do esperma masculino, assim como as condições do material que possam indicar possíveis problemas de infertilidade oriundos do esperma.

A infertilidade é comumente associada apenas à mulher, porém, cerca de 30% dos casos estão associados ao homem. Outros 20% representam uma mistura de fatores masculinos e femininos. Por isso, seu exame atualmente é considerado o mais importante para averiguar a capacidade reprodutiva dos homens.

Condições para o exame

Recomenda-se que, para a realização do espermograma, o homem fique de dois a cinco dias em abstinência sexual antes de realizar a coleta. Também é necessário que o paciente faça a sua ejaculação sem o uso de lubrificantes, condição que pode alterar o resultado do exame. 

Para a realização de um espermograma não há necessidade de jejum alimentar ou nenhum outro tipo de cuidado pré ou pós-exame.

O espermograma pode ser realizado por qualquer homem em idade reprodutiva, sem nenhuma contra-indicação. O exame também não apresenta nenhum risco à saúde.

Ricardo Beck – Reprodução Humana

Com referência e qualidade reconhecida, somos uma clínica especializada em reprodução humana que realiza espermogramas e diferentes análises para realizar tratamentos de fertilidade e reprodução, tanto em homens quanto mulheres.

Conheça alguns dos nossos tratamentos: Fertilização in vitro, Inseminação intrauterina, teste pós-coital, congelamento de óvulos e embriões, doação de óvulos, GIFT, transferência intratubária de gametas, aspiração espermática (PESA, TESA, TESE, MESA), punção de epidídimo – vasectomizados e biópsia embrionária. 

Conheça mais sobre nós e agende sua consulta!