Infertilidade masculina: principais causas

A infertilidade masculina é motivo de dificuldades para engravidar em, pelo menos, 30% dos casos entre os casais. Conheça os seus motivos:

 

Presente na realidade de muitos casais, a dificuldade de engravidar tem a infertilidadetanto masculina, quanto feminina – como uma de suas principais causas. Após um ano de tentativas e resultados negativos, segundo a OMS, a infertilidade é dada como o principal motivo. Para o diagnóstico de uma possível infertilidade masculina, muitas são as possíveis causas. Conheça:

 

Varicocele

A varicocele é um conjunto de veias dilatadas (varizes) na região dos testículos que aumenta a sua temperatura. Este aumento de temperatura prejudica a produção de espermatozoides. É uma das causas que atinge homens inférteis.

Causas imunológicas

Em alguns casos, homens produzem anticorpos contra os espermatozoides. Estes anticorpos passam a alterar a quantidade e qualidade dos espermatozóides produzidos e dificultam a possibilidade de gravidez. Algumas doenças como lúpus, artrite e tireoidite são responsáveis por essas alterações.

Obstruções do canal deferente

O canal deferente é responsável por transportar os espermatozóides durante a ejaculação.  Para que cheguem até a vesícula seminal, onde é produzido o sêmen, este canal precisa estar em perfeitas condições. Doenças sexualmente transmissíveis, infecções ou até sequelas de cirurgias pélvicas ou inguinais podem causar a sua obstrução, trazendo problema para a conclusão de uma gravidez.

Causas ambientais

Outros fatores pouco explorados, porém também presentes como causas de infertilidade masculina são os agentes externos que podem afetar a qualidade do sêmen. Hormônios na alimentação, uso de anabolizantes, medicamentos, radioterapia, estresse, consumo de álcool, cigarro (presente em 17% das causas da infertilidade) e drogas são alguns dos responsáveis. Dessa forma, é importante que o homem tenha uma alimentação e vida saudável, para que, assim, sua fertilidade também seja saudável. 

 

Ricardo Beck – Reprodução Humana

Com referência e qualidade reconhecida no mercado, somos uma clínica especializada em reprodução humana. 

Realizamos diferentes tipos de tratamentos para causas diversas de infertilidade. 

Conheça alguns dos nossos tratamentos: Fertilização in vitro, Inseminação intrauterina, teste pós-coital, congelamento de óvulos e embriões, doação de óvulos, GIFT, transferência intratubária de gametas, aspiração espermática (PESA, TESA, TESE, MESA), punção de epidídimo – vasectomizados e biópsia embrionária. 

Conheça mais sobre nós e agende sua consulta!