Métodos de reprodução assistida: Por que a procura vem aumentando?

Saiba por que a procura por métodos de reprodução assistida vem aumentando.

Desde o nascimento do primeiro bebê de proveta, há 40 anos na Inglaterra, os métodos de reprodução assistida avançaram a passos largos.

Atualmente, cada vez mais famílias brasileiras recorrem a técnicas de reprodução para a gravidez. Segundo o IBGE, cerca de 36 mil bebês vêm ao mundo a cada ano no Brasil através de métodos de reprodução assistida.

POR QUE A PROCURA POR MÉTODOS DE REPRODUÇÃO ASSISTIDA ESTÁ AUMENTANDO?

Em alguns centros de reprodução humana, a procura por técnicas de fertilização cresce de 20 a 30% ao ano.

Este crescimento está relacionado a uma série de fatores. Entre eles, está o aumento na quantidade de mulheres que pretendem adiar a gravidez por motivos profissionais, e recorrem a alguma técnica de reprodução assistida.

Outro fator que vem aumentando a procura por métodos de reprodução assistida é o número de casais homossexuais que desejam ter filhos. 

Os avanços no tratamento do câncer também estimulam casais a armazenarem os gametas antes do início do tratamento, uma técnica chamada de oncofertilidade. 

AUMENTO DAS TAXAS DE SUCESSO NA GRAVIDEZ ASSISTIDA

Mas, sem dúvidas, um dos maiores fatores que causam esse aumento na procura por métodos de reprodução assistida é o aumento nas taxas de sucesso dos procedimentos.

Há pouco menos de 20 anos atrás, esse índice ficava em torno de 30%. Já no Congresso da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva deste ano, especialistas falaram em taxas de sucesso de 80% em alguns procedimentos.

Hoje também existem vários métodos de reprodução assistida, que oferecem maior possibilidade de escolha aos profissionais e pacientes, de acordo com as condições de cada caso.

RICARDO BECK REPRODUÇÃO HUMANA

A clínica Ricardo Beck é especializada em Fertilização in vitro, Inseminação intrauterina, teste pós-coital, congelamento de óvulos e embriões, doação de óvulos, GIFT (Transferência intra tubária de gametas, aspiração espermática (PESA,TESA, TESE, MESA), Punção de epidídimo – vasectomizados e Biópsia embrionária.

Agende uma consulta!

Fontes:

https://saude.abril.com.br/familia/fertilizacao-in-vitro-as-taxas-de-sucesso-subiram-muito/

https://atfrj.org.br/2017/05/22/novas-formas-de-familias-advindas-das-tecnicas-de-reproducao-assistida/

https://em.com.br/app/noticia/patrocinado/materdei/2019/01/03/noticia-patrocinado-materdei,1018556/familias-que-recorrem-as-tecnicas-de-fertilizacao-sao-cada-vez-mais-co.shtml