Novembro Azul: entenda a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata

O número de mortes por câncer de próstata cresce ano a ano, mas isso poderia ser evitado

O destaque assusta, mas é necessário causar impacto. Afinal, você sabia que quando detectado precocemente, o câncer de próstata possui até 90% de chances de cura? São porcentagens bem mais favoráveis do que as que encontramos quando falamos em uma detecção tardia. Quanto mais tarde a doença é detectada, mais agressivo o tratamento e menores as chances de cura. 

As estatísticas revelam que aproximadamente, 65.840 homens serão diagnosticados com câncer de próstata no Brasil, somente em 2020. Não podemos evitar o surgimento da doença, mas alguns fatores genéticos, hábitos e históricos podem favorecer o aparecimento do câncer. 

E do outro lado, tão importante quanto saber os fatores de risco, temos a conscientização a respeito de como estabelecer um diagnóstico precoce, elevando as chances de sobrevivência e qualidade de vida de pacientes.

 

Quais são os fatores de risco?

Atenção, se você pertence a um ou mais desses grupos, não significa que você desenvolverá a doença, porém é importante manter-se vigilante quanto a possíveis sintomas e consultar-se regularmente com um especialista.

 

  • Homens a partir dos 50 anos;
  • Possuir histórico de câncer de próstata na família;
  • Obesidade aumenta o risco de câncer de próstata avançado;
  • Exposições a petróleo, aminas aromáticas, arsênio, HPA, fuligem e motor de escape de veículo.

Caso haja histórico familiar, as consultas precisam começar mais cedo, aos 45 anos, onde o médico irá definir quais os melhores exames a serem feitos para acompanhamento da sua saúde. 

 

Que exames podem detectar o câncer de próstata?

Geralmente, para se detectar o câncer de próstata, é utilizada a combinação de dois exames: a dosagem de PSA (um exame de sangue que detecta a quantidade do antígeno prostático específico) e o toque retal (realizado em consultório). Existem também outros exames complementares que podem ser solicitados, incluindo a biópsia da próstata, considerado o único exame capaz de diagnosticar com 100% de certeza. 

É preciso abrir mão do preconceito em prol da sua saúde. Visite um urologista ou proctologista regularmente e cuide-se . Sua vida é seu bem mais precioso.