Ovulação tardia: como ela influencia nas tentativas de gravidez?

Saiba mais sobre a ovulação tardia, e como ela pode atrapalhar as tentativas de engravidar.

Você sabe o que é a ovulação tardia? Apesar de comum, e de não trazer nenhuma complicação para a saúde da mulher, a ovulação tardia pode atrapalhar em um momento: quando se está seguindo a tabelinha para tentar engravidar.

O QUE É A OVULAÇÃO TARDIA?

Em um ciclo menstrual regulado com 28 dias, a ovulação costuma acontecer entre o 14º e o 16º dia.

Já na mulher com ovulação tardia, a ovulação não acontece no dia esperado, e pode atrasar semanas ou até mesmo um mês inteiro.

Se a ovulação acontece após o 16º dia, já é considerada tardia. E mesmo as mulheres que apresentam ciclos regulares de menstruação podem apresentar ovulação tardia em determinados períodos.

Vários motivos podem levar a uma ovulação tardia, como a liberação desregulada de hormônios como o LH, que rege o ciclo menstrual.

COMO INFLUENCIA NA TENTATIVA DE ENGRAVIDAR

Como já falamos anteriormente, isso não é um problema para a saúde da mulher, muito menos impede a gravidez natural.

Mas para aquelas que seguem a tabelinha menstrual, para ter relações somente durante o período fértil, a ovulação  pode atrapalhar se for tardia.

Nestes casos, o indicado é observar o ciclo menstrual e ficar atenta às mudanças no corpo. E para confirmar uma gestação, os testes devem ser feitos com pelo menos 10 dias do atraso da menstruação.

RICARDO BECK REPRODUÇÃO HUMANA

A clínica Ricardo Beck é especializada em Fertilização in vitro, Inseminação intrauterina, teste pós-coital, congelamento de óvulos e embriões, doação de óvulos, GIFT (Transferência intra tubária de gametas, aspiração espermática (PESA,TESA, TESE, MESA), Punção de epidídimo – vasectomizados e Biópsia embrionária.

Agende uma consulta!