Reprodução humana: como ocorre a formação dos gametas?

Saiba mais sobre a reprodução humana e a formação dos gametas masculinos e femininos.

A reprodução humana é um processo incrível e, por isso, envolve muitas dúvidas e curiosidades. Sendo assim, para entender melhor como ela acontece, é preciso conhecer como são formados os gametas masculinos e femininos.

Então, vamos lá! Continue a leitura:

ESPERMATOGÊNESE

Os gametas masculinos, mais conhecidos como espermatozoides, são formados durante a espermatogênese. A espermatogênese ocorre nos túbulos seminíferos que estão localizados nos testículos

Desta forma, o início do processo se dá nas células espermatogônias, que ficam inativas até o início da puberdade. Entre os 13 e os 16 anos, elas começam a se proliferar. Em seguida, entram no período de crescimento, até formar as espermátides. Então, as espermátides, por sua vez, formam os espermatozóides.

OVULOGÊNESE

Já os gametas femininos recebem o nome de ovócitos. Dessa maneira, o processo de formação dos gametas femininos é chamado ovulogênese, e está relacionado às modificações hormonais no corpo da mulher.

Entretanto, a ovulogênese se divide em três períodos: 

GERMINATIVO

Nesse processo, as células se dividem por mitose e formam as ovogônias.

CRESCIMENTO

Aqui, as ovogônias crescem e dão origem aos ovócitos primários.

MATURAÇÃO

Durante o ciclo menstrual, o ovócito primário forma o ovócito secundário e o corpúsculo polar. Em seguida é liberado do ovário e, em caso de penetração por um espermatozoide, vai dar origem ao óvulo.

RICARDO BECK REPRODUÇÃO HUMANA

A clínica Ricardo Beck é especializada em Fertilização in vitro, Inseminação intrauterina, teste pós-coital, congelamento de óvulos e embriões, doação de óvulos, GIFT (Transferência intratubária de gametas, aspiração espermática (PESA,TESA, TESE, MESA), Punção de epidídimo – vasectomizados e Biópsia embrionária. Clique aqui para conhecer mais sobre a clínica e agende sua consulta!