
Novembro Azul: entenda a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata
O número de mortes por câncer de próstata cresce ano a ano, mas isso poderia ser evitado
O destaque assusta, mas é necessário causar impacto. Afinal, você sabia que quando detectado precocemente, o câncer de próstata possui até 90% de chances de cura? São porcentagens bem mais favoráveis do que as que encontramos quando falamos em uma detecção tardia. Quanto mais tarde a doença é detectada, mais agressivo o tratamento e menores as chances de cura.
As estatísticas revelam que aproximadamente, 65.840 homens serão diagnosticados com câncer de próstata no Brasil, somente em 2020. Não podemos evitar o surgimento da doença, mas alguns fatores genéticos, hábitos e históricos podem favorecer o aparecimento do câncer.
E do outro lado, tão importante quanto saber os fatores de risco, temos a conscientização a respeito de como estabelecer um diagnóstico precoce, elevando as chances de sobrevivência e qualidade de vida de pacientes.
Quais são os fatores de risco?
Atenção, se você pertence a um ou mais desses grupos, não significa que você desenvolverá a doença, porém é importante manter-se vigilante quanto a possíveis sintomas e consultar-se regularmente com um especialista.
- Homens a partir dos 50 anos;
- Possuir histórico de câncer de próstata na família;
- Obesidade aumenta o risco de câncer de próstata avançado;
- Exposições a petróleo, aminas aromáticas, arsênio, HPA, fuligem e motor de escape de veículo.
Caso haja histórico familiar, as consultas precisam começar mais cedo, aos 45 anos, onde o médico irá definir quais os melhores exames a serem feitos para acompanhamento da sua saúde.
Que exames podem detectar o câncer de próstata?
Geralmente, para se detectar o câncer de próstata, é utilizada a combinação de dois exames: a dosagem de PSA (um exame de sangue que detecta a quantidade do antígeno prostático específico) e o toque retal (realizado em consultório). Existem também outros exames complementares que podem ser solicitados, incluindo a biópsia da próstata, considerado o único exame capaz de diagnosticar com 100% de certeza.
É preciso abrir mão do preconceito em prol da sua saúde. Visite um urologista ou proctologista regularmente e cuide-se . Sua vida é seu bem mais precioso.